Laboratório de Atores

O DESENVOLVIMENTO DO METHOD ACTING NO BRASIL

Camila Curty e Pablo Cortez criaram o Laboratório de Atores (LAB) no Rio de Janeiro em 2019. Anos antes da fundação, Camila, que já trabalhava como atriz e diretora com ampla experiência na cena teatral e audiovisual, e Pablo, que já era um ator que colecionava presenças em festivais nacionais com indicações à prêmios de atuação por todo o Basil, praticavam de forma ativa técnicas e metodologias oriundas do Sistema Stanislavski. O trabalho desenvolvido pelos pioneiros do Group Theatre e do Actors’ Studio (Lee Strasberg, Sanford Meisner e Stella Adler), o “Method Acting”, continua sendo a técnica prevalecente entre atores norte-americanos mas pouco explorado no Brasil.  Os atores que utilizam o Método como caminho, são treinados para dar vida ao personagem usando o material pessoal através da imaginação, a fim de gerar uma realidade física, sensorial e emocional para si e para a plateia. Alimentados desta mesma fonte, atores e professores contemporâneos (Eric Morris, Ivana Chubbuck, Judith Weston, Larry Moss, Robert Castle, Susan Batson e outros) evoluíram e categorizaram a sua maneia tais ensinamentos.Camila e Pablo dedicaram-se durante largos anos (e ainda hoje) a estudar e absorver cada detalhe deste fracionamento técnico no Brasil e no exterior. O mistério acerca de tantos desdobramentos e a tentativa de tornar palpável tantas informações os levou à investigação e, consequentemente, à sua própria abordagem e via de evolução do sistema.Somente entendendo como relaxar, reagir aos impulsos internos e externos, se conectar com sua história real e com as experiências baseadas no personagem, o ator poderá contar uma história sem se anular, atendendo às expectativas dramatúrgicas e mercadológicas.  Com isso, Camila e Pablo organizaram as vententes individualizadas em uma amálgama capaz de dar ao ator componentes para construir não só o passado ou a vida de um personagem, mas também sua alma.

CAMILA CURTY

Atriz, diretora, professora e preparadora de atores.
Deu início à sua carreira há mais dez anos no teatro. Bacharela em Artes Cênicas pela faculdade Casa das Artes das Laranjeiras, aprofundou seu estudo e sua pesquisa nas escolas IT New York, Stella Adler Studio of Acting e Lee Strasberg Theate and Film Institute, tendo sido aluna de professores como Robert Castle, David Lee Strasberg, Ivana Chubbuck e Jane Fleiss-Brogger. Além disso , Camila é membra fundadora do Studio CASA, uma associação de atores profissionais inspirada no Actors Studio que tem como objetivo pesquisar e desenvolver o Method Acting e seus desdobramentos no Brasil. Ao longo de sua trajetória, como atriz soma mais de 20 obras teatrais e audiovisuais nacionais e internacionais com grandes nomes da indústria como Paulo Tifenthaler, Ernesto Solis e Octávio Maya Rocha. Também dirige e prepara atrizes e atores de várias partes do mundo.

PABLO CORTEZ

Ator, diretor, professor, preparador e pesquisador.
Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade Casa das Artes das Laranjeiras, dedica-se à perquisar técnicas de atuação russas e norte-americanas. Aprimorou sua pesquisa no Method Acting idealizando e fundando o Studio CASA (uma associação de atores profissionais que busca o desenvolvimento do Method Acting no Brasil). Naturalmente  encaminhou seus estudos para as renomadas escolas americanas Lee Strasberg Theatre and Film Institute, Stella Adler Studio of Acting e IT New York. Como ator, é membro da importante companhia teatral da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, Trupe Investigativa Arroto Cênico (vencedora do prêmio Shell na categoria inovação junto a Rede Baixada em Cena) e trabalhou com grandes nomes do teatro e do cinema como Antonio De Bonis e Anita Rocha da Silveira. Recebeu ao longo de sua carreira indicações a prêmios de melhor ator e ator coadjuvante em festivais por todo Brasil.

Nosso time

"O ator cria com sua própria carne e sangue todas as coisas que todas as artes tentam, de alguma forma,descrever." (Lee Strasberg)

VICTOR ALMEIDA

Ator, diretor, roteirista, professor e cineasta.
Deu início à sua carreira no teatro O Tablado. Ingressou na Escola de Atores Wolf Maya, onde se formou como ator. Posteriormente formou-se em Showrunner pela Academia Internacional de Cinema. Ao longo de sua trajetória, dedicou-se a estudar e pesquisar diferentes abordagens das técnicas americanas de atuação, como Ivanna Chubbuck, Sanford Meisner, Lee Strasberg e outros . Com isso, tornou-se membro do Studio CASA, associação de atores profissionais que pesquisam e desenvolvem o Method Acting e seus desdobramentos no Brasil. Em 2017, escreveu e atuou na minissérie All In, que foi indicada a diversos prêmios no Rio de Janeiro, Londres, Texas e Las Vegas. Como ator , além de recentes produções audiovisuais , esteve em diversas montagens teatrais desde os clássicos aos maos contemporâneos e trabalhou com nomes importantes como Oscar Saraiva e Wolf Maya.