BIOGRAFIA

Pablo Cortez - Fundador do LAB

Pablo Cortez é ator, diretor, professor, preparador e pesquisador com praticamente uma década de trajetória. Dedica-se a ensinar seu método de atuação para atores do mundo inteiro há pouco mais de três anos.

Completamente fascinado pela arte de atuar e por cada processo único de construção no que envolve o ofício do ator, ensina atores e atrizes a atingirem a integralidade em cena, envolvendo a criação sistematizada do corpo, do psicológico e da emoção.

Sua paixão inerente pela realidade da vida e da arte resultou na sua busca por seguir na evolução do Sistema Stanislavski e do Method Acting. Embora seu trabalho seja solidamente enraizado no Método, vai além dos princípios originais destas técnicas.

Seus ensinamentos acolhem diferentes ferramentas e exercícios adquiridos em todos os seus anos de trabalho e pesquisa como ator e como diretor, com objetivo de liberar o ator para que ele possa atingir o nível máximo de criação e expressão.

Se formou na Casa das Artes das Laranjeiras (CAL) com diploma em Bacharel em Artes Cênicas (2017) e por sua inquietação na busca de conhecimento acerca da construção do psicológico e da vida humana do personagem, ingressou na Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica na Universidade Veiga de Almeida (2018).

Em 2019, idealizou e fundou o Studio CASA, associação de atores profissionais com objetivo de desenvolver o Sistema Stanislavski e o Method Acting no Brasil, onde coloca em prática, desde sua fundação, sua própria pesquisa no que diz respeito à evolução da técnica.

Aprofundou seus estudos como ator e como professor nas escolas It New York (2018),  Stella Adler Studio of Acting (2020) e The Lee Strasberg Theatre & Film (2020), sendo aluno de nomes referências como Robert Castle, David Lee Strasberg, Jane Fleiss-Brogger, Ivana Chubbuck, entre outros.

Sua carreira de ator se estende por quase dez anos. Nesse período esteve presente em mais de quinze espetáculos teatrais, dois grandes filmes sendo um deles “Medusa” dirigido por Anita Rocha da Silveira (2021) que marcou presença na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes, uma novela na Rede Globo e uma série de festivais de teatro por todo o país onde recebeu indicações à prêmios de Melhor Ator e foi premiado em diversas categorias. Ele ainda é membro da Cia Trupe Investigativa Arroto Cênico, importante companhia teatral da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro que junto à Rede Baixada Em Cena recebeu o Prêmio Shell na Categoria Inovação em 2017.

Pablo atualmente mora no Rio de Janeiro com sua esposa Camila, com que compartilha interesses e pensamentos de ensino no Laboratório de Atores. Atua diariamente como ator e diretor em grandes produções e obras de autoprodução, e como professor e preparador de atores e atrizes para Teatro, Cinema e Televisão no Brasil e no mundo.


Caderno de Cultura do Jornal O DIA sobre a websérie "Cartas Para O Fim de Um Mundo". Série produzida, dirigida e protagonizada por Pablo na pandemia da Covid-19 (2020)

Em cena no espetáculo "Borra" de Marcos Covask como o protagonista Bigode (2018)

No set, em preparação, para o filme "Medusa" (2021)